Vai que cola. Rádio dos EUA espalha boato de que China havia explodido uma bomba atômica

A explosão teria sido semelhante a esta ... se tivesse realmente acontecido.

Preparar uma peça sólida de notícias falsas é complicado - precisa ser quente o suficiente para decolar e crível o suficiente para não ser desmascarado de uma só vez. O susto em torno de um "incidente de radiação" no Mar da China Meridional parece quase perfeito.

A história do "incidente'' no Mar da China Meridional foi contada pelo programa de rádio Hal Turner na quarta-feira, se espalhando rapidamente nas mídias sociais - e, eventualmente, entrando nos meios de comunicação mais respeitáveis ​​e até invocando reação oficial.

O artigo de "notícias" do canal de direita, que tem sido repetidamente acusado de espalhar notícias falsas e teorias da conspiração, foi realmente sensacional. Ele alegou que havia uma “explosão submarina significativa” nas águas contestadas do Mar da China Meridional, seguida por um aumento da radiação de fundo através da costa. O artigo foi ilustrado com um mapa de onde a “explosão submarina” ocorreu, bem como outro, supostamente mostrando crescentes “níveis de radiação”.

A reportagem também foi repleta de acusações de que Pequim estava enviando uma mensagem aos EUA ao detonar um pequeno dispositivo nuclear nas águas turbulentas e assim por diante.

Uma captura de tela da página de Hal Turner Radio Show.
Uma captura de tela da página de Hal Turner Radio Show.

Parece assustador, certo?

Após uma análise mais aprofundada, no entanto, a história não parecia sólida. Ele citou "fontes militares" não identificadas e leituras de alguns "instrumentos oceanográficos", alegando que um dispositivo nuclear de 10 a 20 quilotons explodiu a uma profundidade de cerca de 50 metros. Basicamente, presumivelmente ocorreu na superfície - e é quase impossível que ninguém realmente tenha ouvido a explosão ou tenha visto o flash na região, que desfruta de tráfego marítimo movimentado.

Embora fontes militares e de inteligência anônimas tenha sido uma coisa bastante comum ultimamente, nenhum evento sísmico - inevitável no caso de uma verdadeira explosão nuclear - foi registrado na região. Além disso, a localização da "explosão" parece estar apontando diretamente para a marca padrão do Google Maps, apontando para o Mar da China Meridional.


As leituras de radiação, por sua vez, foram obtidas no site do uRADMonitor. Embora possua o nome parecido com o da Rede Global de Monitoramento Ambiental, na realidade o site é um projeto de código aberto para entusiastas amadores de medições de radiação. O site vende dispositivos para medir a radiação, mas permite que os colaboradores utilizem instrumentos caseiros também. É desnecessário dizer que essa abordagem a torna uma fonte de informações muito inconfiável, uma vez que é basicamente fornecida por usuários anônimos, que podem - e provavelmente não possuem - o treinamento adequado para realizar essas medições e utilizar dispositivos de monitoramento potencialmente defeituosos.

As leituras de radiação na região - mesmo que fossem precisas - também não eram tão assustadoras, com as mais altas medindo apenas 0,24 microsieverts por hora, que está dentro dos níveis naturais de radiação e não é considerado prejudicial aos seres humanos. Ironicamente, de acordo com o uRADMonitor, no momento das alegadas leituras de radiação do alegado "incidente" dispararam em algumas partes da Suíça, atingindo várias centenas de microsieverts por hora. Porém, ninguém estava ansioso para produzir 'notícias' sobre o assunto - e os entusiastas da radiologia local provavelmente precisam ter seus dispositivos consertados.

©  uradmonitor.com
©  uradmonitor.com

Negação oficial apenas dificulta notícias falsas

Como toda a história desmorona facilmente após o menor empurrão, alguns veículos de comunicação estavam ansiosos para desmascará-la. O uRADMonitor também se distanciou do alarme, publicando um aviso especial em seu site.


Ainda assim, os rumores de um "incidente nuclear"  eram assuntos sérios demais para serem ignorados por oficiais do governo. Infelizmente, qualquer tipo de reação oficial apenas adicionou combustível ao alarme para os alarmistas.

©  uradmonitor.com
©  uradmonitor.com

Por exemplo, o monitor russo Rospotrebnadzor divulgou uma breve declaração sobre o assunto na sexta-feira, intitulada "Sobre o incidente de radiação no mar da China Meridional."

“De acordo com as informações recebidas da Rede Global de Monitoramento Ambiental, um aumento no nível de radiação de fundo em conexão com um incidente de radiação foi registrado no Mar da China Meridional”, afirmou o órgão, acrescentando que “aumentou o monitoramento da situação de radiação em áreas de fronteira ”, mas nenhuma ameaça real à população da Rússia foi detectada.

A mensagem do Rospotrebnadzor pode não ter sido a mais adequada, mas basicamente dizia que eles ouviram os rumores e aumentaram o monitoramento. Mesmo assim, algumas agências de notícias conseguiram divulgá-lo como a confirmação do "incidente de radiação", publicando artigos com manchetes estranhas como "Choque no mar da China Meridional: a Rússia identifica um misterioso 'incidente de radiação' à medida que os medos nucleares sobem" ou "Russian Watchdog Detects 'Incidente de radiação' no mar da China Meridional.”

"Não havia informações confiáveis" sobre o incidente imediatamente disponível, disse Sergey Naryshkin, diretor do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, à RIA Novosti quando questionado sobre os relatórios. Por isso, Moscou passou a "checar e rechecar" os rumores, acrescentou.

Traduzido por Pacto de Varsóvia.

23 de novembro de 2019 às 22:15 RT

Postar um comentário

0 Comentários